BlogInternetMarketing DigitalNegócios

Você faz marketing tradicional mas não têm os resultados que gostaria? Conheça agora o marketing digital e tenha resultados reais.

marketing de conteúdo
marketing de conteúdo

Se você está passando por esta terrível situação, fique tranquilo, pois milhares de empresários passam por isso todos os dias, ou seja, eles ainda não sabem o que é o marketing digital. Eu disse milhares? Desculpe, o correto seriam milhões. 

Sim, mesmo com o grande desenvolvimento tecnológico, com a chegada das redes sociais e com a invenção do incrível buscador altamente inteligente chamado Google, muitas pessoas ainda fazem marketing tradicional, e veem seus resultados cada vez menores.

Não que o marketing tradicional não funcione mais, ele funciona, mas não como antigamente. Se hoje temos o marketing digital é porque o marketing evoluiu, portanto devemos tudo ao marketing tradicional, pois sem ele o marketing digital talvez não existiria hoje.

 

O que é Marketing Digital e como ele funciona?

usando pc acessando sites marketing digital

Afinal, já começamos falando desse tal de marketing digital, mas o que é isso afinal?

Não se preocupe, pois não é tão complicado quanto parece ser.

O Marketing digital é uma forma de fazer marketing mas de maneira online, ou seja, ele é o marketing de internet, (muita gente o chama assim) e é através dele que muitas pessoas tem alcançado grandes resultados, aplicando estratégias de marketing online em seus sites, blogs ou lojas virtuais.  

Podemos dizer que ele é um conjunto de estratégias que são apresentadas em um meio digital, como celulares, internet, para divulgação ou comercialização de soluções às pessoas. Então percebemos que ele não é tão diferente assim do marketing tradicional, e quem já faz este tipo de marketing, já tem meio caminho andado para captação de clientes, ou venda de seu produto ou serviço.

A forma de convencer as pessoas a comprar mudou com o passar dos anos, pois elas querem mais informações sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo. Por isso, várias pessoas têm se interessado em aprender sobre este assunto e pesquisado cada vez mais por cursos de marketing digital.

Tipos de mídias de divulgação de Marketing Digital

redes sociais no celular marketing digital

Como já falamos anteriormente, o marketing digital utiliza estratégias para alcançar um público almejado e estas estratégias podem ser feitas de várias formas e em vários lugares diferentes.

Pense comigo, entrar em um e-commerce e analisar o que você precisa, é bem mais fácil do que sair por aí entrando de loja em loja, né? As pessoas estão na internet, então é lá que você também deve estar.

Veja os tipos de redes sociais que aplicamos estratégias de marketing digital.

Redes Sociais, Construa sua presença online no Marketing digital

Você conhece alguém hoje em dia que não está nas redes sociais? Eu sei que sim, mas é bem raro né? Mas mesmo esta pessoa que você pensou, que não tem uma rede social, seja ela qual for, eu tenho certeza que ela já fez uma pesquisa no Google, para saber alguma informação importante, seja uma receita de bolo ou como cuidar de espinhas, não é mesmo?

Pois é, as pessoas estão nas mídias sociais, quase todas elas estão, milhões e milhões de pessoas, talvez até você mesmo que está lendo este artigo, entretanto podemos notar que se elas estão neste tipo de mídia, então aonde você deve aparecer? Nas redes sociais, claro.

Listamos abaixo as principais redes sociais que devemos realizar estas estratégias para fazer uma campanha eficaz:

As Principais mídias sociais

  • Buscadores

É através dele que fazemos pesquisas importantes diariamente, se uma pessoa pesquisa nos buscadores por “cabeleireiro em São Paulo”, por exemplo, ela terá vários resultados relevantes a esta pesquisa, sanando sua dúvida. Agora imagine se você é um cabeleireiro e está em São Paulo? Se aplicar esta estratégia de forma correta, a chance desta pessoa de te encontrar é grande, ou seja, mais clientes. Dentre os principais buscadores temos o Google, Bing, Yahoo, Ask, entre outros.

  • Facebook

Muitas pessoas estão aqui também, o Facebook está entre as mais poderosas redes da atualidade, então divulgar no Facebook é uma excelente estratégia de marketing, tenha você uma loja virtual, ou um depósito de materiais de construção, tanto faz.

  • Instagram

O instagram vem crescendo todos os dias e em breve pode ser que ela supere até seu pai Facebook, sim, o Instagram pertence ao Facebook e em breve, talvez possa tomar seu lugar. O bom disso tudo é que como eles são parentes, ao anunciar no Facebook você também vai aparecer no Instagram, ou seja, bônus pra você.

  • Linkedin

Esta rede social é bem similar às anteriores, mas ela é focada mais em profissionais, serviços, cursos, etc…

O Linkedin liga pessoas que estão oferecendo serviços às que estão precisando de determinado serviço, ou que anunciam uma vaga de emprego e querem encontrar um profissional nesta área. Agora imagine, se você está no ramo de informática e vende cursos de manutenção de computadores, seu lugar é o Linkedin.

O grande benefício de se anunciar nas redes sociais é seu baixo custo, com poucos reais você atinge milhares de pessoas e dentro de um público que seja engajado com seu produto ou serviço, então você não vai desperdiçar dinheiro.

Análise de métricas e resultados do marketing digital

analisando sites marketing digital

Diferente de estratégias de marketing off-line, o online pode ser mensurado e é assim que você chega aos melhores resultados, afinal, você vai analisar o que deu certo e escalar esta campanha e também o que deu errado, para não cometer este erro novamente.

Existem ferramentas de análise de estratégias como o Google Analytics, ou Google Search Console, que vão te dar uma mão para fazer análises destas campanhas. Elas vão medir a experiência do usuário dentro do seu site, dizer onde ele clicou, quais mudanças que você fez que deram certo ou errado, lhe auxiliando como fazer uma estratégia otimizada e que gera resultados.

Então você jamais dará um tiro no escuro, pois terá informações importantes antes de começar outra campanha de marketing.

ROI

ROI ou retorno sobre investimento, significa qual foi seu retorno de capital após um investimento em campanha de anúncios. Se ele for positivo, o que sempre deve ser, aí sim seu objetivo foi alcançado.

O ROI sempre deve ser positivo e metrificado, para uma campanha eficaz, mas obviamente como qualquer estratégia, ela pode gerar resultados negativos (devemos ser honestos aqui) e não gerar lucro, mas isso sempre acontece com o mercado, seja ele físico ou virtual. 

O que devemos fazer é analisar e aprender com os erros ao seu favor, para não cometê-lo novamente.

Público Alvo

público alvo pessoas marketing digital

Em uma estratégia de marketing digital, você atinge mais pessoas, então devemos sempre saber para quem estamos anunciando, não podemos anunciar para todos, se fizermos isso vamos perder dinheiro, pois nem todos tem interesse em nossos produtos ou serviços, concorda?

Mas a boa notícia é que as mídias sociais possuem algoritmos super inteligentes, que conseguem analisar a experiência do usuário dentro do seu site e trazer informações importantes para você, como te informar se aquele usuário foi até o check out do site, ou adicionou um produto ao carrinho e até quanto tempo ele assistiu um vídeo que você postou.

O algoritmo trará informações de comportamento destas pessoas, idade aproximada, se é do gênero masculino ou feminino e onde ela tende a comprar. Com estas informações em mãos você poderá fazer uma campanha super otimizada e anunciar para quem realmente tem interesse no seu produto, baita economia não é mesmo?

Buyer persona

A persona é como se fosse quem você quer atingir, diferente do público alvo a persona é bem mais específica, ela tem idade certa, profissão, o que gosta de fazer e informações sociais.

Com isso sua pesquisa fica mais apurada e seu possível cliente será o melhor comprador de todos, pois, você saberá quais são os seus principais problemas e apresentar-lhe as melhores soluções com seus serviços ou produtos, genial!

Em uma estratégia de marketing, sempre faça uma pesquisa de persona para ter melhores resultados.

Com isto você estuda e aprende mais sobre seu negócio.

Como aparecer primeiro nos buscadores? (SEO)

seo mecanismo de busca marketing digital

A corrida pela primeira página do Google é acirrada e só os melhores aparecem nas primeiras posições. Para chegar lá é necessário um bom trabalho em seu site e apresentar o melhor resultado para uma determinada palavra-chave.

O que é SEO? 

SEO é um termo em inglês “search engine optimization”, que em português significa otimização para mecanismos de busca, e ele é o principal foco do Google e de outros buscadores.

O SEO são boas práticas que você deve implementar em seu site/blog para ter resultados orgânicos de pesquisa, em outras palavras, você pode se posicionar para uma palavra-chave na primeira página do Google se seguir um critério padrão e oferecer a melhor resposta para seu leitor. 

Conforme pesquisa do site SEO Master, 70 a 95% das pessoas clicam em resultados orgânicos antes dos patrocinados, afinal, elas querem informações e não propaganda. Então esta é uma estratégia poderosa para alavancar seu negócio.

Pesquisa de palavras-chave

palavras chave marketing digital

Em uma estratégia de marketing digital as palavras-chave são de suma importância para para construir conteúdos relevantes, pois são através delas que você conseguirá apresentar os melhores resultados para seu leitor.

Quando uma pessoa pesquisa no Google por uma palavra -chave em questão, quem tem o melhor conteúdo respondendo aquela pergunta ou resolvendo aquele determinado problema, vai aparecer na primeira página como o melhor resultado encontrado.

Então vale a pena pesquisar para saber o que as pessoas pesquisam todos os dias e oferecer um conteúdo matador.

Marketing de conteúdo

marketing de conteúdi letras marketing digital

Talvez você nunca tenha ouvido falar em marketing de conteúdo, mas com certeza já leu algum artigo que explicava, ou dava dicas de como estudar em casa, ou como fazer tal  coisa e blá, blá, blá. Pois é, este é o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo tem como principal função, orientar, sanar dúvidas, dar exemplos e te preparar para quando for a hora de comprar. Quase todo mundo pesquisa no Google sobre informações de um determinado produto antes de comprar alguma coisa e cai em um funil de vendas, que vai te levar a conteúdos mais densos até que você esteja preparado para comprar.

Ele já está em nosso meio bem antes da internet. Umas das primeiras empresas que fizeram o marketing de conteúdo foi a Michelin, isso mesmo, aquela que faz pneus.

A Michelin tinha um guia completo, com informações de restaurantes, banheiros, postos de gasolina, e dicas de viagem, assim as pessoas iam viajar com seus carros e na hora de trocar os pneus, adivinha? Acertou! Viu como o marketing de conteúdo é importante.

CTA (chamada para ação)

Sempre ao fim de um conteúdo, ofereça algo mais ao seu leitor, um livro eletrônico, um vídeo, faça uma troca amigável com ele e consiga mais informações sobre, e-mail, telefone, chame ele para ter uma ação, para assim construir novas estratégias e vender mais.

O mais importante de tudo que aprendemos aqui é a forma de como apresentar seu produto. venda benefícios, venda valores ao seu cliente, assim você constrói uma marca forte e interessante aos olhos de quem vê. 

Conclusão

pessoas apertando as mão marketing digital

Se você chegou até aqui é porque já sabe quase tudo sobre marketing digital e achou que pode mudar o caminho que seu negócio irá tomar. 

Defina metas para mudar.

Aqui temos um e-book gratuito para você aprender mais e entrar neste incrível mundo eletrônico, como milhões de pessoas fazem e vendem todos os dias no automático.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
1
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog