cupins

Chegar em casa e perceber que sua mobília se tornou um novo abrigo contra cupins é horrível, mesmo sabendo que é uma das pragas domésticas mais comuns. O pior é perceber que, se não forem tomadas medidas imediatamente, elas se espalham rapidamente! Portanto, se você está sofrendo de um problema ou deseja evitá-lo, é melhor saber como eliminar os cupins da melhor maneira.

Se for poucos cupins você pode usar de receitas caseiras e que são muito fáceis de serem feitas. Mas se for o caso de ter em grande quantidade e você ter muitos móveis de madeira, então o ideal é que você chame uma empresa especializada em dedetização de formigas, por exemplo.

Ao longo deste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a proliferação de cupins e como evitá-los. Confira!

Como os cupins surgem?

Os cupins fazem parte de um sistema natural onde a vegetação está em constante degradação. Mas quando sua residência foi perturbada por edifícios próximos, eles se mudaram para a casa. Eles tendem a aparecer com mais frequência nas estações mais quentes, especialmente no verão entre novembro e março, quando deixam suas tocas para se reproduzir.

Várias precauções devem ser tomadas para impedir os ataques de cupins e outros insetos. Você mesmo pode eliminar a ameaça em casa, mas, em alguns casos, é necessário procurar ajuda especializada de dedetizar cupins. Confira algumas dicas de como eliminar cupins que podem ser usados ​​em casa’.

Como saber se tem infestação de cupins?

Antes de usar as receitas caseiras. Veja nossas dicas para saber se na sua casa tem cupins. E assim consiga saber desde o início se na sua casa possui essas pragas.

1. Sempre preste atenção

Procure sinais de atividade de cupins regularmente, como pisos macios, madeira oca e tinta desbotada. Se você vir poeira no chão, certifique-se de que haja ninhos ou colônias em alguns móveis ou portas. A poeira nada mais é do que fezes liberadas por cupins na estrada!

2. Ouça com atenção

Preste atenção ao som de atividade perto da estrutura de madeira. Quando os ites vivem em cupins, é possível ouvir seus sons, principalmente à noite, quando o ruído ambiental é baixo.

Por exemplo, tente usar um copo para ouvir o som. Coloque-o no local que você suspeita ser um novo abrigo contra cupins.

3. Encontre o ninho

Procure caminhos sujos que conectem ninhos de cupins (às vezes escondidos sob árvores) com fontes (como varandas, beliches que suportam as paredes ou madeira dentro).

Receitas caseiras para acabar com os cupins

As receitas abaixo são caseiras e muito fáceis de serem feitas, pois usam produtos que são facilmente encontrados em casa mesmo.

1- Solução simples com vinagre

O vinagre pode ser usado puro ou diluído na proporção de 1: 1, isso significa que você deve usar parte do vinagre dividido em partes iguais de água. Mata cupins e impede a chegada de outros para se instalarem. Um truque é aplicar repetidamente.

Como fazer: Em um borrifador, misture metade do vinagre com água ou use vinagre puro. Depois é só misturar e pulverizar o local de instalação das ervas daninhas.

2- Óleo de cravo

Como Fazer: Use 10 gotas de óleo de cravo para cada 100 ml de água ou óleo de coco. Se o problema for no chão, despeje algumas gotas de essência em um balde de água e limpe a mistura com um pano úmido durante a limpeza. Sua casa ficará muito perfumada.

Onde encontrar: lojas de produtos naturais, farmácias de processamento, lojas de bricolagem e casas especializadas em materiais para fazer perfumes e produtos de limpeza.

3-  Óleo de Laranja

O simples contato com óleo de laranja matou os cupins. O óleo de laranja não agride o meio ambiente e não é tóxico para humanos ou animais de estimação, por isso pode ser usado facilmente por aqueles cujos animais de estimação circulam livremente em ambientes fechados. Além disso, é biodegradável!

Modo de preparo: compre um óleo em spray para facilitar o uso ou compre um copo maior (geralmente 1 litro), caso precise molhar a área afetada com óleo. Se for apenas para evitar isso, use óleo na limpeza e limpe os móveis com um pano.

4- Querosene

O querosene é uma arma poderosa contra os cupins, mas por ser um produto tóxico, deve ser usado com cautela e protegido. O mesmo se aplica aos óleos lubrificantes e desengordurantes (como o famoso WD40).

Como fazer: Se a colônia for grande, basta passar o querosene branco pelo local onde os cupins chegam, ou mergulhar. Ao usar lubrificantes, mesmo nos cantos mais difíceis, a própria embalagem do spray é fácil de usar. Quando essas substâncias aderem aos insetos, eles acabam sufocando e morrendo.

5- Inseticida

Os inseticidas líquidos devem ser a última alternativa a se pensar  para matar os cupins. Geralmente são encontrados na forma líquida e devem ser usados ​​de acordo com as instruções do fabricante.

Como fazer: Em primeiro lugar, leia a descrição do produto e siga as medidas de segurança, que geralmente incluem luvas e óculos de proteção. A vantagem disso é que o produto pode proteger o material de diversos insetos e outros microorganismos por muito tempo.

Quando chamar uma empresa de descupinização

As soluções caseiras podem ajudar, mas uma empresa de descupinização é o mais indicado quando você quer soluções definitivas e mais seguras, pois a empresa vai avaliar o espaço, as pessoas que residem ali e então usar o método mais seguro.

O bom de chamar uma dedetizadora profissional é que os produtos usados visam a segurança e no geral não se precisa ficar muito tempo fora de casa por conta do cheiro. Além disso, as empresas dão garantia de serviço o que faz com que você possa ficar tranquilo por mais tempo, pois vai está livre dos cupins!

Então, se as soluções caseiras não derem certo, chame uma dedetizadora de cupins profissional!

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Animais