Se você ainda tem dúvidas se a comunicação visual da sua empresa, seja ela uma loja de roupas ou um escritório de contabilidade, pode influenciar seus vendas, veja só o dado levantado em uma pesquisa realizada pelo Sebrae.
Fachadas, vitrines, iluminação e outros aspectos visuais podem aumentar o faturamento de empresas em até 40%.
E, afinal, o que é comunicação visual?
A comunicação visual agrega todos os recursos visuais explorados por uma empresa para se comunicar com os consumidores.
Neste conjunto de aspectos visuais estão imagens, cores, fontes (tipografia) e elementos gráficos, como estampas ou ilustrações. Cada um tem sua função na identidade de uma marca.
Investir em um projeto de comunicação visual é uma boa estratégia para conquistar mais clientes, abrir novos mercados e, consequentemente, aumentar o retorno financeiro.
E quando falamos em apresentar o seu negócio para o público, o primeiro passo é criar uma fachada perfeita!
A fachada comercial é o cartão de visita de qualquer empresa, independente do segmento de atuação. Para criar ou revitalizar a sua fachada preste atenção nos valores que você quer transmitir, saiba que hoje em dia existem materiais com ótimo custo-benefício e tenha sempre cuidado com limpeza e manutenção.
Além de destacar seu negócio da concorrência, uma fachada bem elaborada e chamativa tem impacto, reforça a localização do seu negócio na memória das pessoas, transmite credibilidade e demonstra que você tem cuidado com a sua marca.
Para criar um projeto infalível de comunicação visual aposte em ideias que tenham a ver com seu público-alvo!
Lojistas que competem por espaço e pela atenção no comércio de rua precisam investir em iniciativas para agregar valor aos seus produtos ou serviços.
A fachada, a sinalização do entorno, as vitrines e a facilidade de acessos formam um conjunto que atraem os consumidores e podem decidir uma compra.
Cuidar da imagem do seu negócio é a melhor estratégia para chamar a atenção dos consumidores.
Como fazer uma boa comunicação visual?
Arquitetos ou profissionais de design são especialistas no desenvolvimento de projetos de comunicação visual. Eles têm conhecimento sobre o conceito ideal, a matéria-prima e ps fornecedores mais adequados.
E ao contratar uma empresa de comunicação visual para criar um projeto, seja uma fachada ou de elementos para vitrine por exemplo, seja cuidadoso, detalhista e relacione todas as responsabilidades para evitar transtornos no futuro.
Se você não sabe por onde começar, pesquise por profissionais e empresas em sua cidade, seja através do Google ou por indicações de outros empresários, antes de iniciar o seu projeto.
E fique atento a itens como:
- Expertise e tempo de mercado
- Prazo de entrega
- Qualidade, origem e durabilidade da matéria-prima
- Conhecimento técnico da equipe
- Pós-venda e serviço de manutenção
- Preço e condições de pagamento
Todos esses detalhes influenciam no resultado final. Por isso é tão importante encontrar boas referências antes de contratar uma empresa especializada, que forneça matéria-prima de primeira e preços justos.
Uma alternativa interessante é realizar com empresas da área uma avaliação prévia para descobrir como você pode melhorar a comunicação visual do seu negócio.
Saiba mais sobre Comunicação Visual?