Qual Persiana é Ideal para uma Cozinha?

Qual Persiana é Ideal para uma Cozinha?

10 set

A cozinha normalmente é o centro da vida familiar num lar. Um dos lugares mais usados na casa, e a janela deste ambiente precisa e merece ser revestida de forma bonita e durável. Uma cozinha agradável é muito importante para garantir o bem-estar da família.  

Persianas são muito mais práticas numa cozinha do que as cortinas tradicionais. Elas oferecem privacidade, proteção solar e um melhor controle de luz.

A arquiteta e urbanista Gabriele Klassen, da Persianet, recomenda prestar atenção em duas coisas muito importantes quando escolher a persiana ideal para uma cozinha:

– material;

– controle de luminosidade.

Ela comenta que se for escolhida uma persiana de tecido, o ideal é escolher algum modelo feito de cartão PVC, que é muito fácil de limpar. A maioria dos tecidos para persianas é feito de poliéster, que é uma fibra sintética e resistente, mas não é tão fácil de limpar quanto o tecido feito de PVC.

A tela solar é um bom exemplo disso. “É um material lavável, ou seja, você pode esticar o tecido no chão e lavar com água e sabão neutro. Além disso, garante uma boa proteção solar contra os nocivos raios UV”.

A tela solar também não deixa o ambiente escuro, pois apenas filtra a claridade, mantendo ainda uma luz suave no ambiente, o que é ótimo para quem trabalha na cozinha e precisa de iluminação natural para enxergar bem a cor dos alimentos e a sujeira da louça.

Em relação ao modelo, a persiana rolô é a mais prática, pois é um tecido liso, único, que pode ser recolhido e esticado o quanto quiser. A persiana romana também pode ser feita de tela solar, porém, é muito mais volumosa e difícil para limpar, pois possui varetas que dividem o tecido em camadas.

Cozinha executada pelo escritório “Jannini  Sagarra Arquitetura”, onde foram utilizadas duas persianas rolô de tela solar.

O alumínio também é um ótimo material indicado para cozinhas, pela resistência e facilidade de limpeza.

A persiana horizontal de alumínio garante um ótimo controle de luz, pois as lâminas podem ser recolhidas e giradas conforme a necessidade de cada ambiente e situação.

persiana horizontal cozinha.jpg
Cozinha projetada pela arquiteta Renata Kohmann Dietrich, que utilizou uma persiana horizontal de alumínio

A madeira, por sua vez, não é resistente a umidade. E as cozinhas, sempre são lugares que envolvem condensação de água, vapor, fritura. Então a persiana de madeira natural não é uma boa opção para esse ambiente. Porém, existem coleções de persianas de madeira sintética, que são feitas de PVC, mas com aparência de madeira, e que são muito mais duráveis e resistentes.

Gabriele também recomenda jamais escolher persianas blackout, pois elas deixam a cozinha sempre escura, e com isso o consumo de energia na casa aumenta, já que será necessário acender lâmpadas, mesmo durante o dia, para poder trabalhar na cozinha. Ou, será necessário recolher o tecido para deixar a luz entrar, perdendo assim a privacidade e a proteção solar.

Diante disso, as melhores opções de persianas para cozinha são:

  • Persiana rolô tela solar;
  • Persiana horizontal de alumínio ou PVC.

Confira mais alguns exemplos de cozinhas que utilizaram essas persianas indicadas:

fmb arquitetura.jpg
Cozinha moderna com uma persiana horizontal de alumínio. Projeto: FMB Arquitetura
jannini sagarra arquitetura pvc.jpg
Projeto do escritório Jannini  Sagarra Arquitetura, de uma cozinha com uma persiana horizontal de PVC 50mm.
persiana rolo cozinha.jpg
Cozinha em tons de cinza com uma persiana rolô de tela solar embutida num cortineiro de gesso. Fonte:Pinterest
casa.abril.com.br aluminio com fita.jpg
Cozinha bem aconchegante com a persiana horizontal de alumínio com fita. Fonte:casa.abril.com.br
Compartilhe: