Dicas

Um guia para o melhor material para panelas e frigideiras: uma lista de prós e contras

Se você foi comprar panelas e frigideiras em algum momento nos últimos anos, provavelmente ficou sobrecarregado com as opções. Além das várias formas e tamanhos, há também todos os tipos de materiais para escolher. Aço inoxidável ou cobre? Ferro fundido ou alumínio? Ou alumínio anodizado?! O que o quê?

Aqui está um guia para os materiais de panelas mais comuns – e os prós e contras de cada um.

Tipos de materiais mais comuns para panelas e frigideiras

Aço inoxidável

Prós : As panelas de aço inoxidável não são reativas (o que significa que você pode cozinhar qualquer tipo de alimento nela), pesadas e duráveis. Você pode encontrar opções básicas baratas (e mais caras, é claro) e geralmente são laváveis.

Contras : Os modelos mais básicos geralmente têm má transferência e distribuição de calor.

Uma opção melhor? Você pode resolver o problema do calor comprando panelas de aço inoxidável de melhor qualidade com um núcleo interno adicional feito de cobre ou alumínio, o que melhora a condutividade do calor. Pode ser caro, mas vai durar uma vida. A Javali é um ótimo exemplo de panelas de aço inoxidável de alta qualidade e é uma das marcas favoritas dos brasileiros.

Cobre

Prós : O cobre tem excelente condutividade térmica, o que significa que os alimentos cozinham de maneira incrivelmente uniforme.

Contras : O cobre é reativo com alimentos alcalinos ou ácidos, que podem adquirir um sabor metálico depois de cozidos ou preparados em uma panela de cobre. Alimentos de cores claras, como ovos, também podem desenvolver listras cinzentas quando captam os compostos de cobre, o que também significa que você ingerirá pequenas quantidades de cobre. Não é grande coisa se for uma coisa ocasional, mas não tão boa para o uso diário. O cobre também requer polimento e manutenção regulares e é caro.

Uma opção melhor? Procure panelas de cobre com revestimento de aço inoxidável ou estanho para obter o melhor dos dois mundos: ótima condutividade térmica, com a segurança e versatilidade de um revestimento não reativo.

Alumínio

Prós : O alumínio tem excelente condutividade térmica. Também é leve e muito acessível.

Contras : Como o cobre, o alumínio bruto é altamente reativo a alimentos alcalinos ou ácidos. Também é muito macio e tende a deformar em altas temperaturas e arranhar facilmente, o que leva a problemas de saúde com o uso a longo prazo.

Uma opção melhor? O alumínio anodizado foi tratado por um processo eletroquímico que o endurece, resolvendo assim a maioria dos problemas com o alumínio bruto. É mais caro que o alumínio bruto, mas também é um material de panelas muito superior. Embora o alumínio anodizado demore mais para aquecer do que outros materiais, é um excelente condutor de calor (superior ao aço inoxidável), resistente a arranhões e leve, mas muito forte.

Ferro fundido

Prós : O ferro fundido é durável, barato, naturalmente antiaderente se devidamente temperado, distribui o calor uniformemente e retém bem o calor, transmite ferro aos alimentos (um benefício adicional para alguns) e ótimo para fervura longa e baixa.

Contras : Também é reativo e não aceita bem alimentos ácidos. Além disso, é bastante pesado, leva muito tempo para aquecer e exige um pouco mais de esforço para limpar e manter.

Outra opção? Embora ainda prefiramos o ferro fundido bruto para frigideiras, o ferro fundido esmaltado (ferro fundido revestido em esmalte de porcelana) tem todos os benefícios do ferro fundido sem problemas extras, por isso é um ótimo material para fornos. Não é reativo, fácil de limpar e bonito.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Dicas