DicasSaúde

Tecido para bordar: como o bordado ajudou a saúde mental de algumas pessoas durante a pandemia

bordar

Tecido para bordar e outros tipos de artigos que servem para bordar, como panos, roupas e afins, ajudaram várias pessoas a ficarem mais calmas e se distraírem do estresse, da ansiedade e de preocupações que surgiram nessa pandemia. 

Além do mais, a toalha para bordar e outros tipos de artigos para trabalhos artesanais, podem servir não apenas como um hobbie nesta pandemia, mas também como uma forma de renda extra que faz muito sucesso e tem ótimo custo benefício.

Neste artigo vou falar mais sobre como trabalhos manuais e artesanais podem ajudar o cérebro agitado das pessoas a se acalmar.

Os efeitos que a prática do bordado tem no cérebro 

Todas as tarefas que demandam o uso de várias habilidades cognitivas ao mesmo tempo ativam vias neurológicas pouco utilizadas pelo cérebro. Sendo assim, a prática de bordar é muito útil para aumentar a agilidade mental. 

Pois, ao bordar, além de ter o fato de você sempre variar nos tipos de linhas e tecidos, também há diversas técnicas de bordado que você pode aprender para ir variando. Todas essas técnicas e variações garantem o uso e ativação de tais habilidades cognitivas. 

Vamos analisar como o ato de bordar melhora nossa memória, criatividade, planejamento e qual a conexão com as nossas emoções. Quando conseguimos entender e analisar todas essas coisas, conseguimos enxergar como bordar artigos específicos como tecido para bordar em geral, panos de prato e outros tipos de tecidos ajudam a melhorar a ansiedade e estresse.

Memória

Como é que bordar pode exercitar nossa memória? É bem simples entender essa parte na verdade. Quando estamos iniciando o processo de aprendizado de qualquer técnica de bordado, estamos exercitando a memória de curto prazo ( que dura desde minutos até horas), depois que pegamos o jeito e aprendemos um tipo de técnica específica, o patchwork por exemplo, utilizamos a memória de longo prazo (dura dias até anos) para deixar este conhecimento armazenado em nosso cérebro.

Por exemplo, quanto mais você utilizar uma toalha para bordar utilizando o bordado em patchwork, melhor você fica em fazer isso, dessa forma significa que o seu conhecimento foi armazenado com sucesso pela memória de longo prazo e se torna mais fácil utilizar essa memória para guardar demais conhecimentos. 

Criatividade

A criatividade não é algo apenas que vem conosco desde que nascemos, se for estimulada, você pode se tornar cada vez mais criativo, ou seja, quanto mais praticar a criatividade em determinada tarefa, mais criativo você conseguirá ser em relação a outras coisas.

Por exemplo, no caso do bordado, se você utiliza dele como hobbie é interessante buscar sempre bordar desenhos, frases e temas diferentes apenas para não ficar uma coisa rotineira, mas se você começar a fazer bordados para vender, ai você deve ser criativo e fazer sempre trabalhos diferentes, para chamar a atenção da clientela.

Planejamento

Bom, a cada trabalho artesanal que você for realizar, ou seja, a cada tipo de bordado que você for fazer, antes de iniciar você deve sempre pensar em qual tecido vai usar, por exemplo, se você vai usar uma toalha para bordar ou um pano de prato, pensar em qual tipo de linha, agulha e qual desenho deseja fazer. 

Resumindo, antes de iniciar o bordado, você deve se planejar e planejamentos, acredite em mim, costumam acalmar e ajudam a evitar estresses desnecessários. Se você praticar a arte de planejar tudo que for fazer, com certeza será menos ansioso e estressado.

Tecido para bordar: conexão com as emoções

Qualquer tipo de arte está diretamente ligada com as emoções. Nós conseguimos expressar por meio da arte a forma que nos sentimos ou que gostaríamos de nos sentir. 

Na prática do bordado não é diferente, você pode colocar ali no tecido por meio de uma frase ou desenho, tudo aquilo que está sentindo, as cores utilizadas também dizem muito sobre seus sentimentos e isso tudo pode ajudar a se acalmar de forma saudável e natural.

A ligação do bordado com a meditação 

Quando meditamos, seguimos um mantra, o que traz calma e relaxamento. Ao praticar o bordado não é muito diferente pois, ao bordarmos ficamos fazendo movimentos repetitivos com a linha e a agulha o que também traz sensação de calma e relaxamento para a alma.

Tecido para bordar – a melhor terapia nessa pandemia

Espero ter conseguido explicar como o uso do bordado é eficiente para acalmar e desestressar. Por isso, nessa pandemia, usar uma toalha para bordar ou outros tipos de tecidos tem sido uma terapia escolhida em massa por vários tipos de pessoas.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Dicas