Instagram

Instagram Marketing – As 24 melhores dicas de 2021

instagram marketing

Em 2021, o Instagram ainda é o Rei das ferramentas de marketing visual, neste guia, você encontrará 25 dicas imperdíveis de marketing no Instagram para contar a história de sua marca, envolver seus clientes, obter leads e impulsionar as vendas.

Além disso, com toda a fama que o Instagram tem, muitas pessoas usam também como forma de ganhar um dinheiro a mais, e com isso as pessoas contrata os serviços de curtidas para impulsionar seus posts e impressionar seus clientes e seguidores.

Portanto, investir em comprar curtidas pode sem dúvidas lhe ajudar ainda mais a passar mais confiança e credibilidade para seus fãs, esteja sempre a frente de seus concorrentes.

1. Comece a usar uma conta empresarial

Você não pode desbloquear todo o potencial do Instagram sem uma conta comercial. Por quê? Porque alguns dos recursos mais poderosos da plataforma social são reservados apenas para usuários corporativos, incluindo:

  • Veja as análises do Instagram, chamadas de Insights
  • Crie uma loja na plataforma
  • Crie anúncios sem usar as ferramentas de publicidade do Facebook
  • Publique suas informações de contato
  • Inclua um botão de apelo à ação na biografia do seu perfil

Como configurar uma conta empresarial no Instagram

Antes de tudo, veja como configurar uma conta comercial no Instagram (se você já tiver uma ou estiver comprometido com sua conta pessoal, pule para a dica nº 2):

  1. Baixe o aplicativo Instagram – para iOS ou para Android.
  2. Crie uma nova conta ou inscreva-se com seu endereço de e-mail ou número de telefone. Escolha um nome de usuário que seja o mais próximo possível da sua marca e, de preferência, o mesmo que seu nome de usuário em outras plataformas sociais. Selecione uma senha.
  3. Complete seu perfil. Vá para a dica nº 4 para obter mais informações.
  4. Agora é hora de mudar para uma conta empresarial. Navegue até seu perfil e clique no menu no canto superior direito da tela. Toque em Configurações> Conta> Adicionar nova conta profissional. Selecione continuar e siga as instruções.

2. Identifique seus objetivos

Acima de tudo, usar o Instagram para comercializar seu negócio sem objetivos claramente definidos é como dirigir em um território desconhecido sem um mapa. Portanto, não dê o pontapé inicial em seus esforços de marketing no Instagram sem um objetivo, uma Estrela do Norte para guiar sua estratégia e direcionar suas atividades.

Aqui estão alguns exemplos de metas para fazer você pensar:

  • Aumentar o conhecimento da marca
  • Vender mais produtos
  • Estabeleça sua marca online
  • Alcance novos públicos
  • Gere novos leads
  • Construa sua reputação como líder do setor

Não existe uma resposta certa ou errada, mas é fundamental anotar uma meta e fazer a engenharia reversa de seu sucesso de marketing.

3. Compreenda o seu público

O Instagram pode ter mais de um bilhão de usuários ativos, mas não é para todos. Pois, mais da metade dos usuários tem entre 18 e 29 anos, o que significa que mais de 65 por cento das pessoas nessa faixa etária usam a plataforma.

Além disso, isso não significa que você não deva ter como alvo os clientes em potencial na faixa dos 30 e 40 anos – trata-se de entender quem é seu público, quais são seus pontos fracos e como eles usam o Insta.

Não apenas o grupo demográfico de seu público-alvo definirá sua estratégia de conteúdo, mas também desempenhará um papel central em sua abordagem de publicidade patrocinada – mais sobre como criar e otimizar anúncios na Dica # 20.

4. Conheça seus concorrentes

Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos por perto, certo? Você entende o seu público; agora, conheça seus concorrentes. Pois, uma análise competitiva detalhada pode lançar luz sobre como outros profissionais de marketing de sucesso em seu nicho usam o Instagram para sua vantagem.

Se você já definiu seus principais concorrentes, acesse suas páginas do Instagram. Descubra o seguinte:

  • Quantos seguidores eles têm?
  • Com que frequência eles postam?
  • O que eles postam?
  • Quais tipos de postagem geram mais engajamento?
  • Quais tags eles usam?
  • Eles estão utilizando IGTV, Reels e Stories?

Dessa forma, se você não definiu seus principais concorrentes, pesquise os termos-chave relacionados ao seu negócio ou setor no aplicativo. Isso deve ajudá-lo a encontrar contas semelhantes.

Pois, o objetivo de uma análise competitiva não é replicar o que outros profissionais de marketing estão fazendo – é descobrir o que ressoa com seu público-alvo e reconhecer oportunidades inexploradas.

5. Aprimore seu perfil

Em uma palavra, os perfis do Instagram são breves. Seu perfil deve ter um impacto sério se for para chamar a atenção de um usuário de rolagem.

Aqui está uma análise do perfil do Instagram para empresas:

  • Nome: max. 30 caracteres
  • Nome de usuário (também chamado de identificador): máx. 30 caracteres
  • Site (referido nas postagens como o ‘link na bio’): um URL clicável que pode ser alterado com a frequência que você quiser
  • Bio: máx. 150 caracteres
  • Categoria: um recurso que informa aos usuários o que sua empresa faz
  • Contato: seu endereço, número de telefone e e-mail
  • Botão de call to action (apelo a ação): um botão personalizável que permite aos usuários interagir com sua marca

Perfis eficazes obrigam os usuários a tocar no botão seguir, comunicando a promessa, a personalidade e os pontos de venda exclusivos de uma marca. Você também pode incluir uma frase de chamariz para solicitar aos usuários que sigam ou identifiquem sua empresa ou usem uma tag específica.

6. Selecione uma foto de perfil atraente

Uma das principais dicas de marketing no Instagram para pequenas empresas: sua marca é importante.

Primordialmente, uma marca consistente é vital para construir credibilidade e ganhar a confiança e a fidelidade de clientes potenciais e clientes. Portanto, para a maioria das empresas, a foto do perfil deve ser o logotipo.

O Instagram corta as fotos de perfil em um círculo e as exibe em 110 x 110 pixels. No entanto, essas imagens são armazenadas em 320 x 320 pixels, então carregue seu logotipo neste tamanho.

Se o seu logotipo for quadrado ou retangular, você precisará diminuir o zoom para garantir que ele seja exibido por completo.

7. Siga um tema estético

Seus posts no Instagram podem ser visualizados de várias maneiras, uma delas em seu perfil. Aqui, um usuário pode ver até 12 de suas postagens mais recentes em uma visualização. Estabelecer e seguir um tema estético cria coerência e comunica um senso de profissionalismo. Além disso, ajuda os usuários a reconhecer com rapidez e segurança as postagens de sua marca em seus feeds.

Como você cria um tema estético? Experimente estas dicas:

  • Use uma paleta de cores limitada.
  • Se você usar texto em suas postagens, mantenha as fontes consistentes.
  • Edite suas imagens usando as mesmas técnicas, filtros ou predefinições.

Portanto, seu tema estético não precisa ser ousado. Um segmento visual sutil que conecta suas postagens é o suficiente para aumentar o reconhecimento e o reconhecimento da marca tão importante nos feeds de mídia social inundados de hoje.

8. Coloque os recursos visuais primeiro

As melhores dicas de marketing no Instagram são simples. Em sua essência, o Insta é uma plataforma social visual. Resumindo, isso significa que seus posts devem ter uma aparência excelente. Eles devem usar elementos visuais para atrair, envolver e informar seu público-alvo.

A boa notícia: você não precisa de equipamentos fotográficos caros para inspirar seus seguidores. Profissionalismo é essencial para marcas que alavancam o poder do Instagram para comercializar produtos e serviços, mas um pouco de autenticidade ajuda muito. As pessoas se conectam com outras pessoas, e os usuários do Instagram querem ver um pedaço da vida real, embora refinado e com curadoria.

As fotos devem ser bem compostas (seguir a regra dos terços é um ótimo lugar para começar), focadas e atraentes. Os gráficos devem ser nítidos (sem pixelização) e fáceis de ler. Os vídeos devem ser bem iluminados e, se o som estiver incluído, audíveis. Você também pode querer adicionar closed captions aos seus vídeos.

9. Escreva legendas atraentes

O Instagram pode ser um meio visual, mas suas legendas ainda são importantes. Assim como as imagens que você usa, suas legendas devem refletir a personalidade da sua marca e manter a consistência nas postagens.

As legendas podem ser bastante longas – até 2.200 caracteres – dando a você espaço suficiente tanto para uma linha espirituosa quanto para uma narrativa emocionante. Normalmente, o tamanho ideal da legenda é cerca de 150 caracteres para postagens orgânicas e 125 para anúncios.

No entanto, lembre-se de que apenas as duas primeiras linhas do texto aparecem no feed. Os usuários devem clicar em “mais” para ler o resto.

10. Use as hashtags certas

Hashtags aumentam sua visibilidade e são cruciais para desbloquear todo o potencial da plataforma. O Insta permite que você inclua até 30 hashtags por postagem. Entre cinco e nove parece ser o ponto ideal, pois garante a descoberta sem fazer seu conteúdo parecer spam.

Existe um pouco de arte em selecionar as tags certas. Aqui estão vários fatores a serem considerados:

  • Relevância: use hashtags relacionadas à sua postagem.
  • Volume: evite tags excessivamente nichos e com baixo volume de postagem.
  • Legítimo: não use hashtags que levem os usuários a curtir ou seguir, como # like4like #followback.

Por fim, criar sua própria hashtag de marca ou campanha pode ser uma forma eficaz de aumentar o engajamento, alcançar novos públicos e aumentar sua contagem de seguidores.

11. Envolva-se com os seguidores

Você obtém o que investe. Se quiser que as pessoas se envolvam com seu conteúdo, envolva-se com o delas também. Afinal, é a mídia social.

É um bom momento para interagir com outros usuários quando…

  • Alguém comenta na sua postagem fazendo uma pergunta ou compartilhando feedback
  • Você está marcado em uma postagem

Quando a hashtag específica de sua marca ou campanha é usada

O modo como você se envolve com outros usuários contribui para a voz da sua marca. Seja consistente e apropriado. Se as coisas aumentarem, continue a discussão em particular em suas mensagens diretas ou por e-mail.

12. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

Criar e publicar posts de alto impacto no Instagram todos os dias não é uma tarefa fácil. Além disso, existe uma estratégia que você pode usar e que lhe dá acesso a um conteúdo excelente e autêntico, sem tempo e esforço.

Primeiramente, compartilhar conteúdo gerado pelo usuário é uma ótima maneira de envolver seus clientes e construir um senso de comunidade no Instagram. A premissa é simples: seus clientes publicam uma imagem de alta qualidade relevante para sua marca e você usa um aplicativo como o Repost para compartilhar novamente a imagem deles no perfil de sua empresa.

Você deve dar crédito ao autor da postagem original marcando o nome de usuário na legenda. Você também pode informar ao autor da postagem original que você compartilhou a postagem dele.

13. Experimente stories do Instagram

Todos os dias, 500 milhões de usuários do Instagram assistem os stories. Todos os meses, quatro milhões de empresas aproveitam o story em suas campanhas publicitárias, e 50 por cento dos usuários pesquisados ​​dizem que visitaram um site para comprar um produto ou serviço depois de vê-lo em seus stories.

Os números pintam uma imagem atraente: os stories do Instagram são poderosos e você deve usá-las para se conectar com seus seguidores e promover seu negócio.

Os stories desaparecem após 24 horas (a menos que você as adicione aos destaques – veja a dica nº 14 para mais informações), então os seguidores esperam atualizações oportunas que são menos refinadas do que o feed da sua marca.

Não faltam maneiras de usar o Instagram Stories – aqui estão algumas dicas de marketing no Instagram Stories para você começar:

  • Levante a cortina e compartilhe uma espiada exclusiva nos bastidores.
  • Sobretudo, lembre seus seguidores de que um novo produto foi lançado (pontos de bônus se você configurar um cronômetro de contagem regressiva em seus stories para gerar entusiasmo e expectativa).
  • Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário que não se encaixa em seu feed do Instagram com curadoria.
  • Em primeiro lugar, incentive seu seguidor a ler sua última postagem no blog com um link no recurso deslizante no qual foi alterado para uma figurinha clicavél e uma frase de chamariz forte.
  • Forneça valor por meio de um tutorial ou como fazer em vídeo.

14. Destacar stories

Dividimos os componentes de um perfil do Instagram na Dica 5. Mas deixamos algo de fora: Destaques dos stories. Os stories desaparecem após 24 horas – a menos que você as adicione aos destaques. Então, eles ficarão indefinidamente.

Seus destaques aparecem diretamente abaixo de sua biografia, por isso é importante que as capas sejam atraentes e da marca.

Use destaques para responder às perguntas mais frequêntes, mostrar uma gama de produtos ou detalhar uma atualização importante para seus serviços.

15. Divirta-se com Instagram Reels

Quer dicas de marketing de vídeo no Instagram? Divirta-se com os Reels.

Antes de tudo, Instagram Reels são um recurso relativamente novo, dando aos usuários acesso a um conjunto de ferramentas que permitem a criação de vídeos curtos aprimorados por música, texto, adesivos e outros efeitos especiais. Resumindo, os Reels são a versão do TikTok do Instagram.

Embora os desafios da dança sejam abundantes, as marcas estão usando os Reels para se destacar de seus concorrentes. O conteúdo de antes e depois, como fazer, espreita delas e estilo do dia-a-dia ajuda as empresas a estabelecer identidades de marca relacionáveis.

16. Publique vídeos mais longos na IGTV

Antes de tudo, se os Reels são a resposta do Instagram ao TikTok, a IGTV ecoa o YouTube. IGTV permite que você publique vídeos de até uma hora de duração. Todos os 60 minutos não poderão ser vistos nos feeds do Insta de seus seguidores, mas o primeiro minuto sim.

Portanto, por que usar IGTV? Aqui estão três vantagens que podem apenas convencer você de que o vídeo de formato mais longo vale a pena para o seu negócio:

  • Mais engajamento: usuários diferentes têm preferências de usuário diferentes. Enquanto alguns gostam de Momentos rápidos e rápidos, outros preferem um conteúdo mais aprofundado. Faça as duas coisas e atraia um subconjunto mais amplo de usuários, aumentando seu envolvimento.
  • Mais narrativa: há tanta coisa que você pode dizer em um minuto ou menos. Além disso, IGTV é o lugar da sua marca para contar histórias, fornecer conselhos, responder às preocupações dos clientes ou demonstrar produtos.
  • Mais comunicação. Além disso, os consumidores de hoje anseiam por autenticidade. A IGTV fornece mais uma plataforma para sua marca expressar sua personalidade multidimensional.

17. Converta seguidores em clientes leais

Muitos seguidores e altos níveis de engajamento são uma coisa, mas quando chega a hora, você precisa ver um retorno em dinheiro sobre seu investimento em marketing. Portanto, depois de estabelecer uma base de seguidores, é hora de ser estratégico sobre a conversão de usuários em clientes fiéis.

Aqui estão várias idéias para você começar:

  • A princípio, organize um concurso: os concursos são uma excelente forma de atingir um público mais amplo e alcançar um envolvimento muito alto. Além disso, você com certeza converterá alguns daqueles que não venceram – eles já se imaginaram com o seu produto e agora não podem viver sem ele.
  • Promova ofertas e descontos: todos nós amamos barganhas, e seus seguidores não são diferentes. Às vezes, basta um código de cupom de 10 por cento de desconto para empurrar os defensores do limite. Certifique-se de definir um prazo – um pouco de urgência nunca faz mal.
  • Provoque novos produtos: a pesquisa confirma que a antecipação é uma força poderosa, portanto, use-a a seu favor. Por exemplo, cronômetros de contagem regressiva pode ajudar a criar impulso antes do lançamento de um produto. Venha ao vivo, você já tem uma linha de clientes ansiosos.
  • Seja caridoso: a geração do milênio e a geração Z desejam comprar marcas que se alinhem com seus valores. De acordo com um estudo, 73 por cento dos Millennials preferem marcas socialmente responsáveis, e 81 por cento esperam que as marcas se comprometam com causas de valor público.

18. Seja estratégico com o Insights

Sua empresa pode estar matando no Instagram, mas sempre há espaço para melhorias. E a melhor maneira de aumentar o nível de seus resultados é aprender com o passado.

Pois, o Instagram Insights oferece acesso às principais métricas de desempenho, como engajamento, alcance da postagem, dados demográficos dos seguidores, impressões e o número de visualizações que seus stories obtêm. Use essas informações para refinar sua estratégia, pois quanto mais você sabe sobre seus seguidores e o que ressoa com eles, mais você pode ajustar seu conteúdo para atender às necessidades e expectativas deles.

Por exemplo, digamos que você experimentou algumas novas tags na semana passada, verifique seus Insights para ver se as postagens recentes alcançaram mais usuários em seus feeds Explorar.

19. Pague pelos anúncios

Antes de tudo, os anúncios do Instagram são eficazes e adequados para empresas grandes e pequenas, qualquer que seja seu orçamento. Além disso, eles são extremamente versáteis, aparecendo tanto nos feeds dos usuários quanto nas histórias. Além disso, você pode exibir apenas um anúncio, criar vários usando o recurso de carrossel ou usar um vídeo.

Você pode segmentar seu público usando as seguintes informações:

  • Localização
  • Dados demográficos, incluindo idade e sexo
  • Interesses, incluindo os aplicativos que eles usam e outras contas que seguem
  • Comportamentos no Instagram e fora dele

Além disso, os anúncios patrocinados devem ser altamente envolventes, apelar ao seu público-alvo e conter uma frase de chamariz. Você pode criar um novo anúncio ou usar uma postagem existente (semelhante a ‘Impulsionar’ uma postagem no Facebook).

Para ajudá-lo a começar com anúncios patrocinados, aqui estão três práticas recomendadas:

  • Em primeiro lugar, se seu orçamento permitir, execute vários anúncios simultaneamente para aumentar o engajamento e otimizar suas mensagens.
  • Se você usar vídeo, inclua legendas. Sessenta e nove por cento das pessoas assistem a vídeos sem som quando em espaços públicos.
  • Lembre-se de que o visual é fundamental. Sim, sua legenda deve obrigar o público a agir, mas é a imagem ou o gráfico que os fará parar de rolar.

20. Abra uma loja no Instagram

Você pode configurar uma loja online contendo seus produtos diretamente no Instagram – mas apenas se você mudou para um perfil de negócios. Você também pode marcar produtos em suas postagens, para que os usuários possam comprar instantaneamente aqueles óculos de sol rosa pastel ou botas de caminhada projetadas que chamaram sua atenção.

Os usuários podem acessar sua loja por meio de seu perfil, feed ou story. Assim, uma vez lá, eles podem navegar e comprar produtos perfeitamente por meio do checkout no aplicativo.

Pois, as compras no Instagram não são um recurso que você deseja ignorar – 130 milhões de usuários acessam as postagens de compras mensalmente.

21. Publique o conteúdo no momento certo

Embora o Instagram não mostre as postagens dos usuários em ordem cronológica, o tempo ainda é importante. Pois, depois de examinar mais de 250.000 postagens em vários setores, a pesquisa descobriu que os seguintes horários são os melhores para impulsionar o engajamento:

  • Educação: Postagem quinta-feira entre 16 e 17 horas
  • Hospitalidade: postagem na sexta-feira ao meio-dia (os usuários estão planejando claramente o fim de semana no intervalo do almoço)
  • Entretenimento: postagem na terça entre 12h e 15h
  • Serviços profissionais: Postagem às terças, quartas e sextas-feiras, das 9 às 10 horas – evite fins de semana
  • Varejo: postagem na terça, quinta e sexta-feira às 12h
  • Tecnologia: Postagem segunda e terça às 14h
  • Viagem: postagem sexta-feira entre 9h e 13h

22. Transmita ao vivo

Antes de mais nada, o Instagram Live permite que você se conecte com seus seguidores em tempo real. Além disso, você também pode salvar sua transmissão ao vivo nos destaques dos stories.

Aqui estão algumas estratégias ao vivo que você pode testar:

  • Organize uma sessão de perguntas e respostas
  • Organize um workshop ou tutorial
  • Convide um especialista ou influenciador para se juntar a você ou ao representante da sua marca usando a opção “Adicionar um convidado”
  • Converse com um cliente ou cliente sobre sua experiência
  • Entreviste um membro-chave da equipe, como um designer ou engenheiro

23. Faça parceria com um influenciador

Uma estatística: um em cada dois usuários diários do Instagram comprou porque um influenciador recomendou o produto ou serviço. Ou seja, isso é metade dos 500 milhões de usuários diários do Instagram, ou 250 milhões de pessoas gastando seu dinheiro por causa do que um influenciador disse.

Além disso, o marketing de influenciadores é dinâmico e não existe uma solução única para todos. Primeiro você precisa decidir quem você deseja atingir. Em que tipo de influenciadores seu público confia? Microinfluenciadores, que tendem a ter cerca de 2.000 seguidores? Ou influenciadores de grande porte, que podem ter 100.000 seguidores ou mais? É claro que quanto mais seguidores um influenciador tiver, mais custará sua campanha de marketing.

Portanto, faça sua pesquisa e você poderá desbloquear uma estratégia de marketing infalível com retornos épicos sobre seu investimento.

24. Seja consistente

Primeiramente, todas as dicas de marketing no Instagram para negócios, esta é a mais vital para o sucesso sustentável. Pois, a consistência é de longe o ingrediente mais importante para o marketing eficaz no Instagram – e para o marketing digital eficaz em geral, nesse caso. Nesse sentido, publique regularmente (usar um calendário de conteúdo pode ajudar), envolva-se com seus seguidores, veicule anúncios e continue a criar seguidores.

O crescimento leva tempo, mas com persistência vêm as recompensas.

Deixe sua marca no Instagram

Você tem suas dicas obrigatórias de marketing de mídia social. Instagram o aguarda.

Assim, o Instagram disparou em popularidade e agora é uma faceta crucial dos ecossistemas de marketing de mídia social de muitas empresas. Além disso, com uma abordagem estratégica, você também pode colher os frutos que esta plataforma versátil oferece. Portanto, melhore seu perfil, construa seu público, refine seus anúncios e, o que é mais importante, seja consistente.

É a sua vez de transformar seguidores engajados em clientes leais.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Instagram