NegóciosProdutividadeSaúdeSustentabilidade

Dimensões da sustentabilidade e os impactos na segurança do trabalho.

Dimensões da sustentabilidade

Por muito tempo, as pessoas não entendiam as dimensões da sustentabilidade e, por esse motivo, relegaram esse fator que é de grande importância para a sociedade. No entanto, com o passar dos anos, novas ideias foram sendo adquiridas.

Então, nos dias de hoje, esse é assunto mais sério, onde há um certo debate. Afinal de contas, segurança e saúde no trabalho são pautas importantes que, de certa forma, se relacionam com a sustentabilidade. Sendo assim, para entender um pouco mais sobre essas duas questões, é só conferir os próximos parágrafos.

O que é sustentabilidade?

Quando se fala nesse assunto, a primeira coisa que se passa na cabeça das pessoas diz respeito a preservar o meio ambiente através do uso consciente de água, separação de lixo etc. Esse não é um pensamento errado, mas vai um pouco mais além.

A verdade é que esse é um conceito um pouco novo, haja vista que ele passou a ser debatido em meados da década de 70. No entanto, nos dias de hoje, entende-se que sustentabilidade atende as necessidades da atual geração, mas sem comprometer as próximas.

Então, com o passar dos anos, instauraram algumas obrigações para melhorar o controle ambiental. Uma delas é a RAPP Ibama 2021, que nada mais é que um relatório anual de atividades potencialmente poluidoras, a fim de melhorar o controle ambiental.

Qual a importância da segurança no trabalho?

O Brasil é um dos países que mais têm ocorrência de acidentes de trabalho. Por isso, a segurança no trabalho é essencial para diminuir esse parâmetro. É claro que evitar acidentes e usar os EPIs é importante para garantir segurança aos funcionários, mas não é só isso.

A importância dessa área se estende ainda mais. Em casos em que a pessoa trabalha em uma indústria química, por exemplo, ela precisa entender quais são os impactos ao meio ambiente, por exemplo. Então, a promoção de medidas preventivas garante saúde e conforto humano.

Qual a relação entre sustentabilidade e segurança do trabalho?

Existem normas de segurança em laboratório ABNT, que visa alertar e garantir segurança de produtos químicos, os quais podem impactar o meio ambiente. No entanto, ainda há outros pontos que ligam essas duas áreas.

Vamos supor que uma empresa emite gases poluentes ou deposita conteúdo tóxico no solo, por exemplo. Trata-se de um crime ambiental, que impacta o planeta e compromete as futuras gerações. No entanto, o trabalhador que é submetido a isso também está comprometido.

Manipular produtos químicos que podem causar mal à saúde é uma questão séria e que se relaciona com a segurança no trabalho. Afinal de contas, pode contrair doenças ou adoecer outras pessoas, como familiares ou amigos.

Então, de certa forma, as dimensões da sustentabilidade também se aplicam ao sujeito, uma vez que ele também pode ser alvo de complicações ambientais, por exemplo. Isso quer dizer que é dever da empresa promover a segurança no trabalho em relação a questões ambientais.

Como a empresa pode alinhar segurança do trabalho e dimensões da sustentabilidade?

É verdade que essa não é uma tarefa muito simples, uma vez que é preciso gerar boas condições à equipe. Por isso, é preciso ter um setor responsável. Esse setor deve se preocupar em fazer um programa que proporcione boas condições aos funcionários.

Não basta apenas pagar o adicional de insalubridade, mas sim garantir a segurança de todos. O uso de EPIs é essencial, mas aplicar novas técnicas menos nocivas à saúde é fundamental. Dentre as práticas, podemos citar:

  • Promover campanha de prevenção de acidentes;
  • Ministrar treinamentos para garantir a segurança;
  • Ter medidas que assegurem a prevenção de doenças laborais;
  • Orientar sobre o uso correto dos EPIs etc.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Negócios