Negócios

O que é Head shop?

Você já ouviu falar do termo head shop? A verdade é que esse é um conceito que ainda está em expansão, mas que é bem provável que você já o conheça, ainda que não por essa nomenclatura. Esse é um tipo de negócio que está crescendo cada vez mais.

Em suma, nada mais é do que um tipo de tabacaria contemporânea, a qual visa comercializar itens que são tradicionais desse setor. Ou seja, charutos e tabacos a granel. No entanto, tem uma pegada um pouco mais atual.

Afinal de contas, nesse tipo de comércio, você pode encontrar itens mais modernos, como é o caso de narguilés, piteira de vidro ou bongs, por exemplo. Nesse texto, iremos falar com um pouco mais de detalhes sobre essas questões. Confira!

O que é head shop?

Falando de forma um pouco mais resumida e direta, head shop nada mais é do que um termo que deriva do inglês, o qual visa designar lojas que vendem produtos que se relacionam em especial ao uso da cannabis, apesar de também comercializarem outros tipos.

Parando para analisar de outros espectro, ainda é possível conceituar a as head shop como uma tabacaria contemporânea. Ou seja, detém uma visão mais moderna em relação a inúmeras questões, trabalhando sem qualquer tipo de preconceito para com aquilo que a pessoa consome.

Ademais, esse tipo de loja se foca em “smoke culture”, que seria algo relativo a cultura do fumo. Portanto, é nesse comércio que é possível encontrar utensílios comuns, a fim de proporcionar com que a pessoa possa fumar o que quiser com qualidade.

A inspiração para esse tipo de comércio, advém da Califórnia, onde é muito comum. Afinal de contas, tanto a comercialização quanto o consumo da maconha para fins recreativos, já são legalizados por lá desde 2018.

Inclusive, muitas das lojas que surgiram no Brasil, tem expectativa de criar discussões a respeito desse tema. Isto, debater a descriminalização do porte de maconha para fins recreativos. Porém, é válido salientar que essa pauta está em tramitação no STF desde 2015.

E, nos últimos, só na cidade de São Paulo, estima-se que abriram mais de 1.600 tabacarias apenas em 2020, mesmo com a pandemia.

O que as head shop comercializam?

Diferente de outros locais do mundo, as legislações brasileiras não corroboram com a comercialização desta substância. Diante desse contexto, é possível que você se questione quais itens é possível encontrar numa loja desse tipo.

Até então, as head shops se focam apenas no mercado legal que contempla o fumante de tabaco, de narguilé ou outras substâncias. E, de acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é permitido, por lei, a comercialização desses acessórios, como é o caso do dichavador.

Isso quer dizer que as head shops não vendem nada que é ilegal, apenas aquilo que é permitido por lei. Por consequência, os produtos mais comuns de se ver são os tabacos, haja vista que são uma alternativa menos nociva do que os cigarros comuns.

Ainda é possível encontrar os seguintes acessórios:

  • Piteira;
  • Rapé;
  • Kumbaya;
  • Charuto;
  • Tabaco a granel;
  • Bongs;
  • Narguilé;
  • Cases;
  • Cinzeiro;
  • Triturador do fumo.

No entanto, a grande parte das pessoas procuram por papel para cannabis ou maçarico.

Como a pandemia afetou esse negócio?

Não há como negar que esse ainda é um comércio recheado de tabus. Essa questão, aliado à pandemia, fez com que os negócios barrassem um pouco. Porém, as prospecções são de que esse mercado entre numa crescente ascensão.

Afinal de contas, cada vez mais as lojas estão aumentando o leque de possibilidades, como a venda de isqueiro, maçarico, pipe, seda etc.

Inclusive, não podemos deixar de falar da onda das head shop online, a qual vem fazendo com que esse negócio se torne mais popular e acessível às pessoas que moram distantes das grandes capitais.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Negócios