Saúde

6 Sinais de alterações na tireoide

tireoide

Cuidar da nossa saúde e bem-estar é algo essencial, que todas as pessoas deveriam tomar como hábito. E, sabendo da importância da nossa tireoide, é essencial saber alguns dos sintomas que indicam algum tipo de alteração.

Muito se fala que esse problema pode ocasionar a queda capilar. E, de fato, isso é verdade. No entanto, não há como resumir todos esses sintomas a ele. Afinal de contas, a tireoide pode se apresentar de diferentes formas.

Então, para garantir que você procure por uma ajuda profissional antes do problema se agravar, é essencial saber quais são os sinais de alterações na tireoide. Sendo assim, para obter essas informações, é só continuar nos próximos parágrafos.

O que é a tireoide e qual a sua importância?

A tireoide nada mais é que uma glândula, a qual se situa na parte frontal do nosso pescoço. Como há dois lobos, visualmente se assemelha bastante a uma borboleta. Contudo, só é possível senti-la quando ela está inflamada.

Mas qual é a sua função no organismo? Muitos! Afinal, ela serve para manter e preservar o equilíbrio do organismo. Ao secretar seus hormônios (T3 e T4), o intuito é regular as funções de órgãos vitais, como cérebro, fígado, coração etc.

Por isso, saber quais são os sinais de alteração na tireoide é algo fundamental para garantir a saúde do seu corpo por inteiro.

Sinais de alterações na tireoide

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é e qual a importância da tireoide, com certeza está curioso em saber quais são os sintomas que apontam a mal funcionamento dessa glândula. Dentre todos, podemos citar:

Unhas fracas

Unhas fracas, assim como queda capilar, é um dos indícios de alteração na tireoide. Vale salientar que tanto o excesso quanto a falta podem ocasionar problemas no crescimento. Por isso, o ideal é manter os níveis no índice adequado.

É claro que o crescimento e fortalecimento das unhas também podem indicar outros fatores. No entanto, controlar os níveis desse hormônio com certeza faz toda a diferença.

Aumento ou perda de peso

Quando você emagrece ou engorda sem qualquer motivo aparente, pode indicar algum problema na sua tireoide. Lembre-se que o emagrecimento deve ser saudável, e não abrupto. Por isso, atente-se quanto a esse fator.

Pacientes que têm hipotireoidismo, por exemplo, podem desenvolver esse problema. Mas por qual razão isso acontece? Devido ao fato de a tireoide estar funcionando de forma lenta o que, por consequência, desacelera o organismo por inteiro.

Dificuldade de concentração e esquecimento

Você sente muita dificuldade em se concentrar? Costuma esquecer onde deixou um determinado objeto? Sente que está sempre com a cabeça fora do lugar? É claro que isso pode ter vários outros motivos, mas, um deles, é a tireoide desregulada.

Se você sente dificuldade para se manter concentrado, pode indicar hipertireoidismo. Em contrapartida, caso se esqueça das coisas com muita constância, pode ser sinal de hipotireoidismo. Mas, independente disso, o ideal é procurar por um médico.

Oscilação de humor

Nesse caso, tanto a falta quanto o excesso de hormônio pode fazer com que o paciente tenha alteração no seu humor. Então, o indivíduo pode se sentir irritado, ansioso, agitado, triste constante ou depressão, por exemplo.

Prisão de ventre

A alteração na tireoide ainda é capaz de resultar em prisão de ventre. É verdade que, às vezes, pode-se resolver o problema com uso de laxante ou prática de exercícios. No entanto, para garantir real eficácia, a melhor coisa a se fazer é regular esse hormônio.

Incômodo na garganta ou pescoço

Como dito no início no artigo, a glândula da tireoide fica no pescoço e, quando ela está saudável, nem sequer se consegue sentir a presença dela através do toque. Agora, se ao tocar na região, você sente algum nódulo ou caroço, sinal de que ela está alterada.

Caso isso ocorra, o ideal é recorrer imediatamente ao médico, seja o clínico geral ou endocrinologista, a fim de fazer os exames e obter um diagnóstico mais preciso.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Saúde