Saúde

Benefícios da lente de contato dental

Benefícios da lente de contato dental

A preocupação com a aparência e com a harmonia do sorriso tem se tornado prioridade para muitos brasileiros. Assim, a realização de tratamentos estéticos, como a aplicação da lente de contato dental, tem se popularizado em todo o país.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), apenas entre 2015 e 2018, o interesse por esse tipo de intervenção cresceu cerca de 300%. 

Já entre os procedimentos mais requisitados estão os menos invasivos e os que possuem resultados mais imediatos.

Isso porque a beleza do sorriso interfere diretamente na autoestima e na autoconfiança dos pacientes, determinando o desempenho nas interações sociais e influenciando na qualidade de vida e na saúde mental das pessoas.

Por isso, ainda que tenha sido criada há muitos anos, a lente de contato dental compila todas as características procuradas pelo público, tendo se tornado, assim, a técnica queridinha de famosos e esportistas de todas as áreas.

Como funciona a lente de contato dental

No entanto, engana-se quem acredita que este tipo de intervenção seja exclusivo para celebridades. Com o aumento da procura e o desenvolvimento tecnológico do mercado, os preços têm diminuído e muitos pacientes têm visto nesta técnica um ótimo custo-benefício.

A lente de contato é composta por facetas de porcelana ultra finas – possuem menos de um milímetro de grossura – que são moldadas sob medida para cada paciente.

Elas são cimentadas ao redor dos dentes e demoram somente 3 ou 4 semanas para serem finalizadas.

A durabilidade gira em torno de 20 anos e o procedimento pode ser feito, inclusive, em pacientes que possuam outros tipos de tratamentos cosméticos, como o implante dentário.

Os materiais mais utilizados para a confecção das lentes são:

  • Cerâmica feldspática
  • Dissilicato de lítio;
  • Dissilicato de lítio com zircônia;
  • Zircônia pura translúcida;
  • Vidro cerâmico com leucita.

A escolha dessa matéria-prima é um dos maiores influenciadores nos valores, durabilidade, vida útil e na periodicidade da manutenção. 

Por isso, é muito importante conversar com o dentista para encontrar a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades.

As principais vantagens desse procedimento

Muitos pacientes sofrem com problemas de dentes tortos ou apinhados, outros estruturas que foram manchadas devido ao tabagismo ou por meio da alimentação, ou que apresentam quebras ou trincos e que interferem na beleza do sorriso no geral.

No primeiro caso, o uso do aparelho ortodôntico pode ser muito efetivo no ajuste do posicionamento dental, principalmente em casos mais severos.

Contudo, se o paciente apresentar todos os aspectos mencionados e com leves ajustes no posicionamento, a lente pode ser mais vantajosa.

Isso porque, além do aparelho resolver apenas algumas dessas questões, pode demorar muito e proporcionar uma aparência indesejável – durante o tratamento – para muitos pacientes adultos.

Desta forma, as pessoas que optarem pela colocação das facetas de porcelana podem desfrutar de vantagens como:

  1. Soluciona os problemas com manchas e amarelamento dos dentes

Como as técnicas de clareamento não podem ser feitas em pacientes que tenham feito uso de medicamentos com tetraciclina ou sofram com a sensibilidade dental, a colocação da lente de contato dental é a melhor solução para resolver os problemas com o escurecimento dental.

Além disso, os materiais utilizados nesse tipo de intervenção são muito resistentes a manchas, permitindo o consumo de vinhos, chocolates, café e vários outros alimentos pigmentados, sem o risco de deixá-los escurecidos, principalmente se os devidos cuidados de higienização forem tomados.

  1. Fecha os diastemas leves

Os diastemas – espaçamento entre os dentes – são comuns em muitos pacientes e normalmente são corrigidos com o uso do aparelho dentario

No entanto, em casos moderados e leves as facetas podem ser suficientes para fechar esse espaço e deixar o sorriso mais harmônico, melhorando também outros aspectos relacionados ao tamanho dos dentes.

  1. Cobre as rachaduras e quebras dentais

Dentes quebrados ou rachados podem passar uma impressão de descuido, deixando os pacientes desconfortáveis com a comunicação em espaços públicos, principalmente em situações mais formais.

Neste caso, como os dentes naturais ficam dentro da lente de contato, o dentista consegue esconder essa falha e arrumar o seu formato e tamanho. Isso deixa o sorriso ainda mais equilibrado e agradável.

Considerações finais

Deste modo, em questão de semanas as pessoas podem desfrutar de uma boca mais saudável, com aparência mais positiva e sem precisar se preocupar com as interações sociais. 

Mas, mesmo com as facetas, é muito importante continuar seguindo a higienização bucal de costume.

Também vale ressaltar que a lente de contato dental não permite alguns tratamentos odontológicos. 

Por isso, se for necessário os cuidados ortodônticos ou a realização de clareamento dental, esses processos devem ser feitos antes da aplicação das facetas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Saúde