cartão de crédito

Saiba como controlar os gastos do seu cartão de crédito e ter uma vida financeira próspera, através de dicas simples que podem ajudá-lo a evitar dívidas, aqui neste artigo.

Usar um cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil para manter suas finanças pessoais. É essencial que você aprenda como realizar seu uso de forma consciente, fazendo do mesmo um aliado e não o inimigo de suas finanças.

A seguir, daremos algumas dicas para que você aprenda a administrar um cartão de crédito, quais são seus benefícios e os custos de tê-lo.

Como controlar os gastos do seu cartão de crédito sem se endividar?

A primeira coisa que você deve saber é que um cartão de crédito não é uma extensão de sua renda que pode usar para pagar qualquer coisa e a qualquer momento. No entanto, não é necessário ir ao extremo e pensar que se deve evitar o seu uso, pois perderá todos os benefícios econômicos que um bom histórico de crédito implica, como possíveis descontos ou acesso a ofertas exclusivas.

Disciplina, responsabilidade e bons hábitos financeiros são as chaves para lidar com o uso de um cartão de crédito de forma vantajosa.

Evite o pagamento mínimo e atrasar faturas

Pague antes da data de vencimento do seu cartão de crédito. Desta forma, você evitará o risco de perder o prazo e ter que pagar juros e multas por atraso.

Uma das formas de economizar dinheiro é evitar um grande número de parcelas, optando pelas opções que oferecem o pagamento sem juros, por exemplo, “pague em até 6x sem juros”.

Para evitar dívida frequente em seu cartão de crédito, nunca pague apenas a taxa mínima. É recomendável que você pague pelo menos o dobro da mesma, evitando o efeito bola de neve que implica no pagamento de valores mais altos.

Não faça compras compulsivas e desnecessárias

Evite usar os cartões para compras desnecessárias. Você pode fazer uma lista dos produtos e serviços de que realmente precisa.

Se aprender a fazer um orçamento, poderá controlar suas receitas e despesas sabendo quais recursos tem e quanto pode gastar sem se endividar.

No caso, indicamos que utilize o cartão somente para compras necessárias, que possuam valores altos.

Fique de olho na data limite

Ao invés de usar o seu cartão com frequência no mesmo mês, fique atento a data em que o valor da fatura fecha, assim você pode fazer compras a partir do dia seguinte sem deixar que a fatura prestes a vencer tenha um valor muito alto.

Controle o número de cartões que você manipula

Recomenda-se ter um único cartão de crédito ou no máximo dois. Ter muitos com datas-limite e custos diferentes pode fazer com que você perca o controle e afete negativamente suas finanças pessoais.

Lembre-se que mesmo que você não use o cartão de crédito, tem que pagar suas taxas de manuseio. Se você tiver dois cartões, recomendamos que use um para fazer seus pagamentos ocasionais (e pague antes da data limite para evitar juros) e deixe o outro para uma emergência ou imprevisto.

Monitore sua capacidade de endividamento

Recomendamos fazer um orçamento mensal para calcular sua capacidade de endividamento. Esse orçamento consiste em quantificar sua receita líquida mensal (receitas-despesas) e calcular que sua dívida não ultrapasse 30% desse valor.

Receba treinamento em educação financeira

Uma educação financeira adequada permitirá que você aproveite os cartões de crédito. Além disso, fornecerá as ferramentas necessárias para que aprenda a fazer um orçamento de acordo com sua receita.

Benefícios de saber como lidar como gastar o cartão de crédito

Os cartões de crédito podem trazer vantagens importantes e por isso é aconselhável utilizá-los com responsabilidade. Alguns dos benefícios são:

·         Se você fizer bom uso dos cartões, eles podem se tornar seus grandes aliados para administrar suas finanças pessoais.

·         Você terá um bom histórico de crédito, caso deseje realizar um financiamento ou empréstimo.

·         O banco pode conceder a você alguns benefícios, como a devolução de um percentual do dinheiro gasto, acúmulo de milhas, descontos em estabelecimentos conveniados, sorteios, seguros com valores mais baixos, etc.

·         Eles protegem suas compras, pois têm um mecanismo de segurança.

·         Podem ajudar no controle de sua vida financeira e conquistar objetivos pessoais (viagens, automóveis, investimentos, etc.).

Agora que sabe como lidar com um cartão de crédito, leve em consideração as recomendações que lhe damos para utilizá-lo com responsabilidade.

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Blog