Saúde

Como o clareamento dental pode elevar sua autoestima?

saúde bucal

A saúde bucal possui danos que afetam diretamente a estética do sorriso. Por sua vez, o sorriso é considerado o nosso cartão de visita e possui um forte impacto na aparência e na autoestima.

Procedimentos estéticos como o clareamento dental, são comumente adotados para sanar problemas do sorriso e a baixa autoestima. Com a valorização da estética cada vez mais forte, também o número de pessoas que passaram por esses procedimentos aumentou.

O clareamento, como o próprio nome diz, visa a recuperação da coloração natural da arcada dentária e pode ser feito nas clínicas odontológicas ou até mesmo em casa.

Saiba mais sobre o clareamento dental e o seu impacto na autoestima.

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é o procedimento mais indicado para a remoção de manchas e alterações na coloração da estrutura dentária. É por meio de sua adesão que o dente pode sair da coloração amarelada e se assemelhar a sua branquidão natural.

Esse procedimento costuma ser feito por produtos que possuem peróxido de hidrogênio em sua composição.  Uma vez em contato com a dentição, essa solução aquosa rompe as moléculas de pigmentação diferente, permitindo que o dente clareie.

O tecido gengival também é impactado, já que durante a realização, uma limpeza é realizada na base da arcada dentária, protegendo a gengiva do gel utilizado no processo.

O clareamento dental pode ser realizado em casa por meio de produtos com agentes clareadores, no entanto, sob as orientações de um dentista.

As vantagens do clareamento

Levando em consideração a recente valorização da estética, em que as pessoas estão em constante preocupação quanto a aparência, procedimentos estéticos, como o clareamento, entraram em ascensão.

Por sua vez, os benefícios dos procedimentos que envolvem a estética bucal são justamente a melhora da autoestima e a volta da confiança com o sorriso. Quanto mais natural o sorriso, melhor a sua estética e melhor o bem-estar.

Para que os efeitos do clareamento sejam mantidos por um tempo considerável, vícios como o cigarro, a ingestão de alimentos bem pigmentados como café e vinho, devem ser evitados.

Clareamento dental e autoestima

Uma vez que os dentes estão mais claros e limpos, a saúde bucal está em dia. Mesmo que o padrão de beleza seja uma dentição mais branca e alinhada, essas características também se relacionam a uma boca mais saudável e livre de complicações.

À saúde bucal promove uma melhor qualidade de vida, e quando se sente bem consigo mesmo, há a melhora da autoestima e também a melhora das relações, levando em conta que se sorri mais e se sente à vontade em sorrir.

Todo o sorriso possui as suas características marcantes, mas manter os bons cuidados com a higiene bucal é o que o livra de danos como as cáries e a periodontite. É isso que faz o um sorriso ser saudável.

Indicações e contraindicações para o clareamento

A principal das motivações para o clareamento é a insatisfação com o sorriso. Está fora do padrão de beleza pode fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis e incomodadas.

A realização desse procedimento está ligada a motivações pessoais, considerando que é normal o dente escurecer com tempo pela renovação constante da camada da dentina.

Esse tratamento não é indicado para gestantes, pacientes com cáries, menores de 15 anos e que possuam alergia a algum dos agentes clareadores. Pessoas que apresentem algum dano na gengiva e restaurações com defeitos também estão entre as contra indicações.

Higiene bucal

A higiene bucal é a principal preocupação quanto a saúde bucal, e também é ela que determina a longevidade do procedimento. A higiene bucal deve ser precisa e completa, compreendendo desde a escovação, à passagem do fio dental e o uso do enxaguante bucal.

A escovação deve ser realizada após as refeições, antes de dormir e ao acordar, devendo a escova conter creme dental com flúor. O creme dental não precisa ser colocado em exagero, mas sim com uma quantidade que se assemelha ao tamanho de uma ervilha.

A passagem do fio dental deve ser diária, acompanhando a escovação, assim como o uso do enxaguante, que deve ser feito preferencialmente antes de se deitar.

Logo, é a higiene bucal ideal que previne a maioria dos danos bucais, incluindo as alterações de coloração. Com uma boa higiene bucal se mantém um sorriso saudável, a boa autoestima, e a qualidade do seu clareamento dental. 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Saúde