A cozinha normalmente é o centro da vida familiar num lar. Um dos lugares mais usados na casa, e a janela deste ambiente precisa e merece ser revestida de forma bonita e durável. Uma cozinha agradável é muito importante para garantir o bem-estar da família.
Persianas são muito mais práticas numa cozinha do que as cortinas tradicionais. Assim como as películas de vidro, elas oferecem privacidade, proteção solar e um melhor controle de luz.
A arquiteta e urbanista Gabriele Klassen, da Persianet, recomenda prestar atenção em duas coisas muito importantes quando escolher a persiana ideal para uma cozinha:
– material;
– controle de luminosidade.
Ela comenta que se for escolhida uma persiana de tecido, o ideal é escolher algum modelo feito de cartão PVC, que é muito fácil de limpar. A maioria dos tecidos para persianas é feito de poliéster, que é uma fibra sintética e resistente, mas não é tão fácil de limpar quanto o tecido feito de PVC.
A tela solar é um bom exemplo disso. “É um material lavável, ou seja, você pode esticar o tecido no chão e lavar com água e sabão neutro. Além disso, garante uma boa proteção solar contra os nocivos raios UV”.
A tela solar também não deixa o ambiente escuro, pois apenas filtra a claridade, mantendo ainda uma luz suave no ambiente, o que é ótimo para quem trabalha na cozinha e precisa de iluminação natural para enxergar bem a cor dos alimentos e a sujeira da louça.
Em relação ao modelo, a persiana rolô é a mais prática, pois é um tecido liso, único, que pode ser recolhido e esticado o quanto quiser. A persiana romana também pode ser feita de tela solar, porém, é muito mais volumosa e difícil para limpar, pois possui varetas que dividem o tecido em camadas.
O alumínio também é um ótimo material indicado para cozinhas, pela resistência e facilidade de limpeza.
A persiana horizontal de alumínio garante um ótimo controle de luz, pois as lâminas podem ser recolhidas e giradas conforme a necessidade de cada ambiente e situação.
A madeira, por sua vez, não é resistente a umidade. E as cozinhas, sempre são lugares que envolvem condensação de água, vapor, fritura. Então a persiana de madeira natural não é uma boa opção para esse ambiente. Porém, existem coleções de persianas de madeira sintética, que são feitas de PVC, mas com aparência de madeira, e que são muito mais duráveis e resistentes.
Gabriele também recomenda jamais escolher persianas blackout, pois elas deixam a cozinha sempre escura, e com isso o consumo de energia na casa aumenta, já que será necessário acender lâmpadas, mesmo durante o dia, para poder trabalhar na cozinha. Ou, será necessário recolher o tecido para deixar a luz entrar, perdendo assim a privacidade e a proteção solar.
Diante disso, as melhores opções de persianas para cozinha são:
- Persiana rolô tela solar;
- Persiana horizontal de alumínio ou PVC.
Confira mais alguns exemplos de cozinhas que utilizaram essas persianas indicadas: