Medicina

Sal do Himalaia: saiba quais são seus benefícios

Sal do Himalaia

Por muito tempo, o brasileiro consumiu o sal essencialmente em dois tipos que só se diferenciavam pelo nível do refino. 

Entre o sal utilizado na cozinha do dia a dia e o sal grosso do churrasco existem poucas diferenças, já o sal do himalaia traz muitas novidades. 

Esse ingrediente está muito longe de ser novo, já que a sua formação se dá por milênios, e o seu consumo é tradicional em outros países. 

Chegou ao Brasil, entretanto, recentemente se popularizando rapidamente e conquistando paladares com mais saúde e muitos benefícios. 

O sal rosa do himalaia é extraído de formações de cristais de sal que são cobertas de lava vulcânica existente há mais de duzentos milhões de anos.

Desde que passe pelo tratamento correto, esse cristal pode ser extremamente puro e livre de poluentes. 

Para entender os benefícios da troca do sal convencional refinado para o sal do himalaia, é preciso entender como os dois tipos afetam a saúde do corpo humano e a diferença dos dois em seu uso, além de desmistificar e se aprofundar sobre essa nova opção de mercado. 

Desde restaurantes até o refeitório de uma indústria de abrasivos para polimento, o sal foi taxado pelo senso comum como um dos vilões da saúde por seu efeito de aumento da pressão arterial, que pode resultar em problemas como infartos e acidentes vasculares. 

O sal do himalaia, então, aparece como uma opção um pouco mais valorizada no mercado, principalmente depois de se tornar uma moda de consumo e também muito mais saudável que o sal mais comum nas mesas brasileiras. 

O nome himalaia é estritamente comercial, mesmo que ele possa ser encontrado próximo a formação das cordilheiras dessa região. A maior fonte desse mineral se encontra no Paquistão, em especial na mina de sal encontrada na região de Khewra. 

Essa é uma das minas de sal mais antigas do mundo e, justamente por isso, a formação salina encontrada lá tem um alto grau de pureza na sua composição, já que sua formação se deu ao longo de milênios por uma série de processos químicos com fontes de água. 

O que é o sal do hilmalaia?

O sal foi, ao longo do tempo, taxado como o grande vilão da saúde das pessoas, principalmente por ser uma das causas da hipertensão. O que é pouco sabido é que os diferentes tipos de sal possuem potencialidades e impactos diferentes à saúde.

O sal do himaliaia também é conhecido como sal rosa e se popularizou pela sua cor que representa uma grande quantidade de minerais que se acumularam nos cristais salinos depois de milênios. 

Essa coloração rosada se dá por conta de nutrientes como o magnésio, o potássio e até o cálcio, a partir deles o sal que antes apenas salgar os alimentos passam a contribuir para a hidratação do corpo, eliminação de toxinas e estímulos positivos em todo o organismo. 

Contudo o uso deste sal não é essencial para todos e seu consumo deve ser consciente para evitar riscos para a saúde, uma dose diária controlada segue sendo fundamental, além de ser preciso verificar a procedência desse sal, em especial a sua autenticidade. 

Assim como a construção de um rastreador e bloqueador veicular via celular a extração e o transporte do sal do himalaia não é simples, por isso seu custo pode ser mais elevado do que o sal convencional. Entretanto, isso não deve ser um problema.

Para entender melhor como o sal do himalaia cumpre um papel importante no dia a dia das pessoas que trocam o sal mais comum por esse produto, é preciso comparar ele com o sal branco. E isso porque há diferenças essenciais entre eles.

O sal refinado é aquele que está presente na mesa de um refeitório de uma empresa de limpeza até a casa de grande parte dos brasileiros, ele apresenta o mais isolado refino tendo na sua composição apenas o cloreto de sódio e um tratamento de iodo, 

Esse super refino tira muitas propriedades que estão presentes no sal do himalaia além de ter substâncias que podem ser perigosas quando consumidas em excesso no dia a dia por muito tempo. 

Quais os benefícios de consumir sal do himalaia 

Depois de entender o que é o sal do himalaia e as diferenças para o sal encontrado na maioria das casas com porta de madeira colorida, é preciso ressaltar alguns benefícios mais marcantes desse produto milenar recém chegado nas prateleiras brasileiras 

Esses benefícios são baseados nos nutrientes e nos tratamentos naturais e humanos que o sal passou ao longo do tempo, e podem ser aproveitados pela alimentação ou até por outros usos alternativos. Dentre eles se destacam os seguintes. 

  • Melhora da digestão de alimentos pesados; 
  • Fortalecimento do corpo com sais minerais; 
  • Desintoxicação do organismo; 
  • Equilíbrio do PH e redução da acidez; 
  • Redução da pressão arterial; 
  • Relaxamento dos músculos; 
  • Combate ao cansaço; 
  • Purificação do ar e tratamento de doenças respiratórias; 
  • Melhora do sono e da hidratação do organismo; 
  • Alívio de dores de cabeça. 

Assim como um espelho para banheiro sob medida tem um alto grau de pureza a transparência, o sal do himalaia agrega novos benefícios com a sua composição de mais nutrientes e menos malefícios que o sal refinado, sal grosso ou outros tipos encontrados. 

Esses nutrientes presentes no sal rosa têm a capacidade de aumentar a eficiência do trato gastrointestinal na digestão dos alimentos, rejeitando uma porcentagem maior de gordura e sódio e ao mesmo tempo preservando um maior volume de nutrientes dentro do corpo. 

Normalmente o sal convencional é tratado de duas formas: ou como um vilão da alimentação por conta da sua influência na pressão arterial, ou apenas com um tempero que não traz consigo nada de muito nutritivo e saudável. 

Já o sal do Himalaia vem mudando essa percepção, esse ingrediente tem até 84 minerais junto consigo para afetar de forma direta a saúde do corpo humano apenas com efeitos positivos quando consumidos nas quantidades e nos horários adequados. 

Assim como um conserto de suspensão de carros não basta apenas substituir as peças e esperar melhoras na dieta e no seu reflexo na saúde, é preciso mudar a sua alimentação e o comportamento de acordo com o que cada insumo utilizado pode te entregar. 

O sal rosa, quando diluído na água ou em algum preparo alimentício, se torna um excelente desintoxicador do organismo. A solução iônica criada retém em si toxinas e até gordura do corpo e passam a fazer o transporte desses malefícios para fora do organismo. 

Um detalhe que afeta as pessoas de forma muito direta é a saúde das pessoas que trabalham com anel de vedação industrial e, em outras áreas, o equilíbrio de pH do corpo. O equilíbrio desse fator pode ser influenciado pelo sal rosa de forma positiva. 

Pode até parecer contraintuitivo, mas o consumo de sal rosa no dia a dia pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Como ele é absorvido com muito mais facilidade pela corrente sanguínea, ele contribui para a regulação da pressão e a redução dessa métrica. 

Por essas e outras características, o sal do himalaia pode contribuir também para o relaxamento e o melhor descanso dos músculos antes, durante e depois de atividades de esforço físico, de modo a facilitar a recuperação e a criação de massa muscular. 

Considerações finais 

Não é possível pensar que a comida que é consumida hoje é a mesma de cinquenta anos atrás. Por mais que seja um hábito cultural, devido à grande globalização, muitos ingredientes, utensílios, técnicas e receitas são trocadas entre sociedades muito diferentes.

Um dos ingredientes que se fez agregar ao dia a dia de alguns brasileiros nos últimos anos é o sal do himalaia, além da facilidade de exportação, esse novo tipo de tempero chama a atenção por substituir o sal convencional. 

Por muito tempo, o sal refinado e o sal grosso, presentes nos churrascos de final de semana e em muitas refeições do dia a dia, foram taxados como o principal vilão da alimentação junto com a gordura e o açúcar. 

Contudo, é preciso entender que desde em uma cozinha de uma casa até no refeitório de uma empresa especializada em rede de proteção removível para janela basculante o sal é utilizado, muitas vezes de forma exagerada e desnecessária.

Em muitas casas, o sal do himalaia já ganhou seu espaço por ser menos agressivo à pressão arterial do que o sal refinado tradicional e, também, por ter um conjunto robusto de benefícios quando consumido de forma saudável, em diversas diferentes frentes da vida.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Medicina