Animais

Como cuidar de um cachorro peludo no verão?

Saber como cuidar de um cachorro peludo no verão não é fácil, mas é vital. Afinal de contas, o verão no nosso país é intenso, com muito calor, o que pode trazer muitos danos para um animal que já tem muitos pelos e, naturalmente, conserva muito calor dentro de si. É como imaginar você andando de blusa de lã no verão: insuportável, não é mesmo? Para o seu cãozinho peludo, é a mesma coisa.

Normalmente, temperaturas acima dos 30º (que são comuns no verão) já são altas para os pets. Entre os 35ºC ou acima, qualquer cãozinho terá desconforto, seja ele um animal com muito pelo ou não. Por isso, é importante que você entenda como cuidar de um cachorro peludo no verão e de que forma mantê-lo hidratado e com um conforto térmico maior nesse momento.

Quer aprender como cuidar de um cachorro peludo no verão? Então confira as nossas dicas a seguir!

Como cuidar de um cachorro peludo no verão: 5 dicas

1. Mantenha a tosa em dia

Um dos grandes problemas de um cachorro peludo durante o verão é justamente a quantidade de pelos que ele tem. Afinal de contas, a pelugem de um animal (assim como os nossos pelos e cabelos) tem a função de manter o calor para ficarmos aquecidos (além de proteção e outros fatores).

Por isso, um cachorro peludo pode se manter aquecido por bastante tempo mesmo em um ambiente muito frio. Não à toa, os cachorros de locais de muito frio, como a Sibéria, Islândia e outros territórios bem ao Norte ou bem ao Sul do planeta, costumam ter uma pelugem muito maior do que aqueles que são naturais da faixa do Equador.

Portanto, é vital que você mantenha a tosa do seu cachorro em dia durante o verão. Ainda que você prefira um visual com mais pelos, o ideal é que ele fique bem tosado durante esse período, para não armazenar muito calor e sofrer mesmo durante a noite.

2. Cuidado com a alimentação

Um ponto a ter atenção é a alimentação do seu cachorro durante o verão. Assim como você gosta de comer coisas mais refrescantes nesse período, como frutas, saladas e comidas mais leves, ele também prefere.

É claro que a ração deve ser mantida (ela normalmente tem todos os nutrientes que o seu cão precisa), assim como eventuais suplementos (o blog Petvi pode ajudar nisso), mas se você tiver a oportunidade, pode dar algumas frutas e outros alimentos refrescantes para o seu cachorro (desde que seja um alimento indicado para cães).

Um exemplo é a melancia. Se você tirar a casca e as sementes, pode dar uma melancia para seu cachorro e ele vai se refrescar bastante nas tardes mais intensas de calor.

3. Mantenha-o hidratado

Como não poderia deixar de ser, é vital que você mantenha seu cãozinho hidratado durante o verão. Afinal, o calor forte faz com que percamos mais umidade interna e, assim, precisamos repor os líquidos.

Isso significa, na prática, manter o bebedouro do seu cachorro sempre cheio e com água limpa. Se puder, coloque água fresca ou deixe alguns cubos de gelo lá dentro (mas tenha atenção como o seu cachorro se comporta. Alguns cães podem  não gostar da água fria).

Além disso, dê banho na frequência indicada por veterinários e, se o seu cachorro gostar, proponha algumas brincadeiras envolvendo água. Isso pode ajudar a refrescá-lo.

4. Evite passeios em horários de muito Sol

Quando for levar o seu cãozinho para passear no verão, evite os horários de maior calor e intensidade, normalmente das 10h até às 16h. Aliás, evite também os horários das 17h e 18h: apesar do calor já ter diminuído um pouco, as ruas ainda devem estar muito quentes para o seu bichinho, já que absorveram a luz do sol durante todo o dia.

O melhor horário para levá-lo para passear é de manhã, antes que comece a esquentar. Você também pode levá-lo para passear de noite, quando já está mais fresquinho.

5. Coloque-o dentro de casa

Por fim, não tenha medo de deixar o seu cãozinho dentro de casa. Eduque-o para que ele não estrague os móveis, mas permita que ele aproveite do ar-condicionado ou do ventilador da casa, caso você tenha.

A ideia é que ele possa fugir um pouco do Sol quente e do abafado da garagem, aproveitando um ambiente um pouco mais climatizado.

Pronto! Agora que você já viu como cuidar de um cachorro peludo no verão, pode colocar essas dicas em ação para mantê-lo sempre hidratado e sem sofrer com muito calor nesse momento. Não é fácil para o seu bichinho superar o verão, mas com a sua ajuda, ele conseguirá passar bem por essa estação, sem sofrer episódios negativos ou passar muito calor.

Gostou das nossas dicas? Quais outras ações você realiza no verão com o seu bichinho? Comente abaixo!

 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Animais